Uma família com diversidade em raízes.
Os tipos de raiz
Ad espécie de orquídeas apresentam vários tipos de raízes. Classificando em aéreas, terrícola, húmicola e rupícolas.
Orchis morio, foto de Chmee2 |
Paphiopedilum sp. Foto de Paula Nicolau |
As raízes de algumas espécies das orquídeas terrestre pode apresentar tubérculos (denominadas de raízes tuberculosas) com a função de armazenar água e nutrientes, as raízes tuberculares ocorrem solitárias, em pares ou em grupos; com forma cilíndricas, elipsoides ou globulosas.
Orchis morio, Foto de José Antônio Diaz |
Raiz tuberosa na espécie Orchis morio, fonte Sauce.pntic.mec.es |
Dentre as raízes fixas ao solo ou substrato, destaca-se também as raízes rupícola que existem em poucas espécies de orquídeas rupícolas, são raízes expostas diretamente ao sol mantem-se fixa sobre pedras nuas.
O tipo de raiz, são as raízes aéreas, presente nas orquídeas epífitas, e pode atingir vários metros de comprimento, elas procuram ar e superfície de árvores para crescer e sustentar-se. São espessas geralmente esbranquiçada com a extremidade (denominada de coifa) com colorações verde, castanha ou avermelhadas.
As regiões mais antigas são cobertas pelo Velame, que consiste em um acúmulo de células mortas que funciona como uma esponja alojando água e nutrientes para garantir a hidratação da planta em períodos secos,funcionando também como barreira à evaporação de água de tecidos mais internos, além de proporcionar um abrigo para os fungos micorrizos.
Morfologia da raiz aérea da orquídea, A (velame), B (Coifa) a zona de crescimento. Foto de Aprendendo com as orquídeas, adpatado por Tainara Gonçalves 2021. |
Relação fungo micorrízico e orquídea
As raízes das orquídeas estabelece uma relação com fungos micorrízicos, se associando a uma grande variedade de fungos endofítico de morels (Ascoycetes) a cogumelos (Basidiomycetes) e até espécies de trufas. As orquídeas epífitas são encontradas em associação com fungos na fase da semente, já na fase adulta não necessita mas da micorriza para a nutrição, por outro lado há uma forte dependência desses fungos nas espécies de orquídeas terrícola para sua nutrição.
Essa relação orquídea-fungo, rende benefícios para o fungo , como açúcares, sais minerais, vitamina B e abrigo, já para as orquídeas os sais minerais e até 85% do carbono estarão disponíveis para suas necessidades , estudos apontam que o fungo gera proteção contra os patógenos.
Referências Bibliográficas
Comentários
Enviar um comentário