Família Orchidaceae

 

       Olá, como a primeira publicação do blog, veremos uma breve introdução sobre essa família que é rica em diversidade de flores e que encanta o  mundo com sua beleza singular. 

Orquídea Phalaenopsis schilleriana
Fonte: Hamburger Garten- Blumenzeitung 

     O nome orquídea vem do grego "Orkhis"  que significa testículo, essa referência vem das primeiras plantas descritas da família, que tinham duas raízes tuberosas iguais, sugerindo a aparência de testículos, esse nome foi mensionado três séculos antes de Cristo, pelo filósofo e naturalista grego Theophrastus, um dos discípulos de Arsitóteles. Mais tarde Carl Von Liné  também utlizou a palavra Orkhis em suas obras, e logo depois Jussieu utilizou esse nome para designar todas a família de Orchidaceae.

   É uma das família de plantas mais numerosa que reuni 27.800 espécies em  880 gêneros, no Brasil foram registrada 2.500 espécie sendo o terceiro país com maior diversidade de orquídeas. Segundo Mezzalira & Kuhn., (2019) o maior número de orquídeas no nosso país é encontrado na Mata Atlântica com cerca de 1.400 espécie, seguido por Floresta Amazônica com 700 espécies e o Cerrado com 700 espécies também, mas podem ser vistas em outros biomas do país.

   São encontradas em quase todos os habitats terrestres exceto nos desertos e também são vistas na maioria dos continentes com exceção da Antártida Pertence ao domínio Eukaryota, do Reino Plantae, que inclui as plnatas terrestres, da divisão Magnoliophyta, que são plantas floríferas com sementes, também faz parte da classe Liliopsida, sendo plantas com flores trímeras ou com peças florais multiplas de três, com folhas paralelínévias, o sistema vacular é fasciculado e sem raiz principal e tem apenas um cotilédone em suas sementes, e por fim se enquadra na ordem Asparagales.

 A família  reuni cinco subfamílias, Apostasioideae, Cypripedioideae, Vanilloideae, Orchidoideae e Epidendroideae e 23 tribos; cada uma dessas subfamílias  possuem suas próprias características, sendo a subfamília Epidendroideae a qual têm o maior número de espécies. Veremos as caractéristicas sobre cada uma dessas subfamílias nas próximas postagem, assim como as caractériscas gerais da família, sobre a raíz, o caule, as folhas, as flores, as inflorescências e as sementes.

                               Referências bibliográficas

MEZZALIRA, F.K.; KUHN, B.C. O Prestígio da Família Orchidaceae para o Mundo: Artigo de Revisão. Pleiade, 13(29): 58-68, Jul./Dez., 2019 DOI: 10.32915/pleiade.v13i29.642

PABST, G.F.J. & DUNGS, F. Orchidaceae Brasilienses. Hildesheim: Kurt Schmersow, v.1.1975

     RODRIGUES, V.T; BARROS. F; Orchidaceae Juss. Aspectos Morfológicos e Taxonômicos; São Paulo, 2013.


Comentários