As Orquídeas são classificadas quanto ao seu hábito?


    Sim,  elas têm habitos bastantes variáveis, e podemos encontra-lás no ártico, antártica, desertos, trópicos, montanhas e até mesmo plantas subterrâneas, e claro elas são classificadas, diante do local que estão vivendo na natureza. Dessa forma podemos estabelecer seis categorias.

     A primeira são as rupícolas, são aquelas orquideas que vivem sobre rochas ou rochedos, e até mesmo nas fendas das rochas onde ocorre fixação de liquens, de exemplo temos a Laelia rupestris.

Laelia rupestris. Foto de Luiz Filipe Carreiro Salazar
Hábito rupícola

    A segunda são as epífitas, aquelas que vivem sobre árvores, arbustos, cactáceas ou quaisquer outras plantas.  Diferente das espécies parasitas, as orquídeas epífitas não dependem da seiva da arvoré que está hospedando para sobreviver, ou seja, não é prejudica a planta. Exemplo de espécie que faz parte desse grupo é a Cattleya nobilior.

Cattleya nobilior. Fonte: Aprenda a cuidar de suas orquídeas. 
Hábito epífito.

    Terceiro  hábito diz respeito as orquídeas terrestres  aquelas que pelo nome podemos saber, que vivem diretamente sobre o solo de onde retira seus nutrientes, e os gêneros Cymbidium, Arundina e Bletia apresenta esse hábito. 

.             A
B



Fotos: a)Cymbidium, b) Arundina e C) Bletia. Fotos de Google imagens 2021.
Hábito terrestre

    As quartas são as humícolas  que vivem no solo de matas sobre o material orgânicos, retirando nutrientes daquele humus e  a espécie Oeceoclades maculata apresenta esse hábito.

 Fonte: Wikimidia.org

 Quinto hábito é o aéreo, são orquídeas que  se mantendo sobre estruturas, como árvores, arbustos, rochas e ficam restritas às mesmas, e as orquídeas do gênero Vanda apresenta o hábito aéreo.

Foto: Planta do Gênero Vanda Fonte:google imagens 2021
Hábito aéreo

   O sexto e último modo, são as orquídeas subterrânea, que se desenvolve completamente abaixo do nível do solo, como exemplo temos a Rhizanthella gardneri, observe na imagem abaixo.

Foto: Rhizanthella gardneri Fonte: Diário da Botânica 
Hábito subterrâneo


  Referências Bibliográficas 

PELUZIO, L.E; Biologia das orquídeas. Viçosa; Minas Gerais, 2013.

PABST, G.F.J. & DUNGS, F. Orchidaceae Brasilienses. Hildesheim: Kurt Schmersow, v.1.1975.

RODRIGUES, V.T; BARROS. F; Orchidaceae Juss. Aspectos Morfológicos e Taxonômicos;São Paulo, 2011.

Comentários